sexta-feira, janeiro 28, 2022

AdrianPage: Instalando IDE no MSX1

Tutorial de como instalar uma IDE no MSX, artigo original do Adriano Cunha para MSX.

Introdução

Este tutorial explica como instalar a IDE CIEL ou Sunrise em uma máquina MSX1, sem necessidade se abrir o computador ou soldar qualquer peça.

Apesar do processo ter sido realizado com sucesso pelo autor, o mesmo não se responsabiliza por quaisquer danos causados a equipamentos ou dados decorrentes do uso que se faça da informação aqui disponibilizada.

Expert 1.1 com HD e CD-ROM IDE:


Visão geral do uso de IDE no MSX

No MSXDOS, discos magnéticos utilizam o sistema FAT12. Com isso, o maior tamanho de mídia magnética que se pode utilizar é 32768KB, ou 32MB. Para driblar esta limitação, as interfaces de disco rígido utilizam o conceito de "partição": criam-se tantos "discos" de, no máximo, 32MB quanto possível, a fim de utilizar ao máximo a capacidade do dispositivo. Uma vez que o sistema de disco do MSX é limitado a um máximo de 8 drives (o que implicaria em 256MB de armazenamento), utiliza-se um programa especial responsável por trocar, em determinado drive, a partição ativa. Fazendo uma comparação grosseira, seria como ter um drive de disquetes de 32MB no MSX, podendo trocar de disquete simplesmente através de um comando no MSXDOS.

Nas interfaces IDE CIEL ou Sunrise, o número máximo de partições que podem ser criadas em um dispositivo é 31. Portanto, independente da capacidade de um disco rígido, por exemplo, você não poderá armazenar nele mais do que 1GB de dados (o restante do espaço é perdido). O utilitário de troca de partição da IDE é o IDEPAR, e pode ser obtido no site da Sunrise.

Requisitos

São requisitos obrigatórios

  • Uma interface IDE CIEL ou Sunrise;
  • Um cartucho Memory Mapper de 128KB ou mais;
  • Uma interface de drive;

São requisitos recomendados ou desejáveis (em raros casos, são obrigatórios):

  • Um expansor de slots;
  • Um cartucho 80 colunas com VDP9938 ou VDP9958 operando nas portas &H88 a &H8B;

A interface IDE CIEL, o expansor de slots e o cartucho Memory Mapper podem ser comprados novos, se disponíveis, no site MSX Projetos. O cartucho 80 colunas com VDP9938 operando nas portas &H88 a &H8B também pode ser encontrado, novo ou usado, se disponível, no mesmo site. Já a interface IDE Sunrise pode ser encomendada, se disponível, no site da Sunrise.

Sobre a interface IDE

A interface IDE CIEL ou Sunrise deve possuir a BIOS versão 2.40 ou superior. É obrigatório que você faça a atualização da BIOS, caso sua interface possua uma BIOS com versão anterior à 2.40. A BIOS para as duas interfaces pode ser encontrada no site da Sunrise. O programa para atualização da BIOS da interface IDE Sunrise pode ser encontrado no site da Sunrise. Já o programa para atualização da BIOS da interface IDE CIEL pode ser encontrada na seção "Utilities" deste site. Este tutorial não cobre a atualização da BIOS da interface IDE. As intruções de uso dos programas para atualização da BIOS da interface IDE encontram-se nos pacotes dos mesmos.


O programa IDEFDISK

O programa IDEFDISK é o utilitário de particionamento do HD. Ele pode ser obtido diretamente do site da Sunrise, mas funciona somente em máquinas MSX2.

A versão MSX1MOD do IDEFDISK

  • A versão 3.1 do programa IDEFDISK possui uma incompatibilidade com o DOS2 e cartucho Memory Mapper em máquinas MSX1, causando o congelamento do micro.
  • A versão 3.1MSX1MOD, adaptada pela A&L Software, além de contornar este problema, permite o uso do programa IDEFDISK em sua totalidade caso você tenha um cartucho 80 colunas com VDP 9938 (como o cartucho CT80 da Gradiente) conectado ao micro e operando nas portas &H88 a &H8B.
  • Sem um cartucho 80 colunas conectado, todas as funcionalidades desta versão do IDEFDISK são operacionais, mas nada será apresentado na tela, sendo necessária a sua "operação cega", como será detalhado adiante.

O programa IDEFDISK 3.1MSX1MOD rodando em um Expert com cartucho 80 colunas da Gradiente:


Sobre a Memory Mapper

Caso seu MSX1 possua um conector de cartucho em um slot superior ao da RAM principal, você pode pular esta seção. Este é o caso de máquinas como o Expert 1.0 e 1.1 (modelo cinza) . Já caso seu MSX1 possua a RAM principal em um slot superior a todos os slots dos conectores de cartucho, será necessário utilizar uma versão especial da BIOS 2.40 da interface IDE, com suporte à cartucho Memory Mapper (versão 2.40M1), disponível para download nesta página. Este é o caso de máquinas como o Hotbit, Expert Plus e Expert DDPlus.

Para saber qual o slot da RAM principal, use o programa "TestRAM" (que pode ser encontrado na seção "Utilities" deste site) sem nenhum cartucho, além da interface de drive, conectado ao micro. Para saber os slots dos conectores de cartucho, consulte o manual do computador.

Usando o programa "TestRAM" para saber os números dos slots de RAM:



ATENÇÃO: Caso você utilize a versão 2.40M1 da BIOS IDE, é obrigatório que o cartucho IDE esteja no slot de número mais baixo disponível (em geral este é o slot 1, ou A) para que o cartucho Memory Mapper seja inicializado corretamente. Caso esta regra não seja respeitada, seu MSX poderá congelar sem motivo aparente na inicialização de outros cartuchos, como a interface de drive. Isto acarreta que, apesar de inconveniente para algumas pessoas, seu MSX sempre irá dar boot pela IDE (o drive A será sempre uma partição do HD), e não mais pelo disquete. Entretanto, é possível contornar isto, de certa forma, desabilitando os drives da IDE momentaneamente mantendo a tecla DELETE pressionada no boot da máquina.


Instalação

  • Conecte o cartucho Memory Mapper no conector de cartucho com slot de maior número. Nas máquinas Expert da Gradiente, este é o conector "Cartridge B". Nas máquinas HotBit, este é o conector lateral.

Memory Mapper 1MB conectada ao slot B do Expert:

  • Conecte a interface IDE e a interface de drive. Caso você não tenha slots livres em número suficiente, utilize um expansor de slots. Assegure-se de que, no caso de usar a versão 2.40M1 da BIOS IDE, o slot da interface IDE seja o de número mais baixo possível. Opcionalmente, conecte o cartucho de 80 colunas também.

Expert com IDE, interface FDD e Mapper conectados (na segunda foto, também com o cartucho 80 colunas conectado):


  • Conecte o HD à fonte de força e à interface IDE.

Conexão do HD à interface IDE:

Conexão do HD à fonte de força de PC:
  • Ligue seu MSX.

Boot do Expert 1.1 com a interface IDE conectada:

Configuração do HD

Se o HD conectado à interface IDE nunca foi utilizado no MSX, provavelmente uma das três coisas a seguir acontecerão quando você ligar o micro: o MSX irá para o BASIC, o MSX tentará carregar o MSXDOS(2) do drive de disquete OU seu MSX irá travar.

Para inicializar o HD para uso, proceda da seguinte maneira:

  • Formate um disquete no MSX e grave nele os seguintes arquivos (o link msx1ide.dsk na parte de downloads já contém estes arquivos):

MSXDOS.SYS

COMMAND.COM

MSXDOS2.SYS

COMMAND2.COM

IDEFDISK.COM (preferencialmente a versão 3.1MSX1MOD)

Uma opção prática é baixar o pacote "IDE Utils" na seção "IDE & MegaSCSI" da MSXPró, que contém todos os arquivos necessários (com exceção da versão 3.1MSX1MOD do IDEFDISK).

(OC) Existe uma versão levemente alterada dos discos da MSXPró aqui mesmo no site, veja aqui!

  • Coloque o disquete no drive e ligue o micro mantendo a tecla DELETE pressionada até que o MSXDOS seja carregado do disquete;
  • execute o programa IDEFDISK;
  • siga os seguintes passos:
    • pressione a tecla A (gerar tabela de partições automaticamente);
    • pressione a barra de espaço;
    • pressione a tecla W (gravar a tabela de partições no HD);
    • pressione a tecla Y (confirmar gravação);
    • pressione a barra de espaço;
    • pressione a tecla I (inicializar as partições ativas);
    • pressione a tecla Y (confirmar inicialização);
    • aguarde a luz de acesso ao HD parar de piscar (são cerca de 20s de espera);
    • pressione a barra de espaço;
    • pressione a tecla Q (sair do IDEFDISK);
  • Resete o MSX (não pressione tecla alguma no boot);
  • Caso sua interface de drive esteja em um slot inferior ao da IDE, o MSXDOS1 será carregado do disquete; caso contrário, o MSX irá para o BASIC;
  • Identifique, através dos comandos DIR ou FILES, qual o seu drive de disquete e qual o primeiro drive da IDE. Caso sua interface de drive esteja em um slot inferior ao da IDE, você estará no MSXDOS, portanto seu drive de disquete é o A, o drive fantasma é o B e o primeiro drive da IDE é o C. Do contrário, você estará no BASIC, portanto seu drive de disquete é o G, o drive fantasma é o H e o primeiro drive da IDE é o A. O primeiro drive da IDE não possui nenhum arquivo gravado, e possui cerca de 32768KB livres.
  • Copie os arquivos MSXDOS2.SYS e COMMAND2.COM do drive de disquete para o primeiro drive da IDE. Caso você esteja no BASIC, comande:
    • COPY"G:MSXDOS2.SYS" TO "A:"
    • COPY"G:COMMAND2.COM" TO "A:"
  • Já caso você esteja no MSXDOS, comande:
    • COPY MSXDOS2.SYS G:
    • COPY COMMAND2.COM G:
  • Tire o disquete do drive e resete o MSX (não pressione tecla alguma no boot);
  •  Você entrará no MSXDOS2, bootando direto da primeira partição da IDE.

Boot do Expert 1.1 direto do HD IDE:


Ligando um drive de CD-ROM

Para usar um CD-ROM no seu MSX, ligue-o normalmente à interface IDE, através do cabo de 40 vias. Lembre-se de configurar seu HD e CD-ROM corretamente para "master"/"slave". É extremamente aconselhável que seu CD-ROM seja configurado para "slave".

Escutando CD em um Expert 1.1 com IDE:


O programa "IDECDEX", encontrado no site da Sunrise, é necessário para acessar CD-ROMs de dados como um drive comum. Com o CD-ROM instalado, basta executá-lo para que um drive seja associado ao CD.

Entretanto, é necessário ter uma letra de drive livre para que o IDECDEX funcione. Caso você tenha criado mais de 5 partições no seu HD, será necessário desabilitar todas as outras para liberar uma letra de drive. Se você utilizou a opção A (gerar tabela de partições automaticamente) do IDEFDISK ao particionar seu HD, e ele tem mais de 150MB, isto é fato.

Para habilitar somente 5 letras de drive para o HD, deixando uma para o CD-ROM, outra para a interface de drive e, finalmente, uma para a RAMDISK do DOS2 (configuração recomendada), proceda da seguinte maneira:

  • Execute o programa IDEFDISK;
  • Siga os seguintes passos:
    • pressione a tecla D (exibir tabela de partições);
    • pressione a seta para baixo 5 vezes;
    • repita 11 vezes o processo de apertar a tecla D (desabilitar partição) seguida da seta para baixo;
    • pressione a seta para cima;
    • pressione a seta para a direita;
    • repita 15 vezes o processo de apertar a tecla D (desabilitar partição) seguida da seta para cima;
    • pressione a tecla Q (sair da tabela de partições);
    • pressione a tecla W (gravar a tabela de partições no HD);
    • pressione a tecla Y (confirmar gravação);
    • pressione a barra de espaço;
    • pressione a tecla Q (sair do IDEFDISK);
  • Resete o MSX (não pressione tecla alguma no boot);
  • Execute o programa IDECDEX (por comodidade, adicione-o ao AUTOEXEC.BAT);

Boot com drive de CD-ROM conectado e configurado:


Outros programas para IDE

Outros programas, utilitários e informações para IDE podem ser encontrados na MSXPró ou no site da Sunrise.


Downloads





Nenhum comentário:

Postar um comentário